400 dos maiores especialistas mundiais arrasam os OGM

Quem não conhece o IPCC, o painel internacional sobre alterações climáticas, que ganhou o Prémio Nobel da Paz? O equivalente agrícola do IPCC chama-se IAASTD (International Assessment of Agricultural Science and Technology for Development) e durante quatro anos envolveu mais de 400 especialistas de todo o mundo num processo liderado por um alto funcionário do governo britânico a pedido do Banco Mundial, FAO e Organização Mundial de Saúde, entre outros.

Em Abril de 2008 o IAASTD publicou o seu relatório cujo objectivo era clarificar qual o futuro papel da agricultura e do conhecimento e tecnologias agrícolas face aos objectivos mundiais de redução da fome e pobreza, melhoria da vida rural e facilitação de um desenvolvimento ambiental, social e economicamente equilibrado. É a primeira vez que as instituições internacionais desenvolvem tal esforço de visão global e perspectivação do que deve ser a evolução da agricultura face aos desafios da Humanidade.

Em relação aos OGM o relatório do IAASTD - que já foi ratificado por cerca de 60 governos - considera-os incompatíveis com os métodos ecológicos e a produção de pequena escala, sendo que estes últimos oferecem as melhores hipóteses de solução integrada e devem ser objecto do máximo investimento por parte de países e agricultores.

Gostaria de nos apoiar?

FALE CONNOSCO