Soja (ir)responsável

Junho de 2010 - Mais de 200 organizações de agricultura, ecologia e consumidores de todo o mundo, entre as quais a Plataforma Transgénicos Fora, condenaram publicamente a tentativa, por parte da iniciativa internacional denominada Mesa Redonda sobre Soja Responsável, de legitimar a produção de soja transgénica com uma fachada de responsabilidade ambiental.

A Mesa Redonda sobre Soja Responsável propõe-se lançar durante este mês de Junho, no Brasil, o rótulo "Soja Responsável", que é suposto distinguir uma produção ambientalmente correcta da restante produção sojeira, que representa um dos principais factores de desflorestação, erosão do solo, destruição do sustento de comunidades locais e contaminação com pesticidas da América do Sul, entre outras regiões. Mas o rótulo vai poder ser aplicado a soja transgénica cultivada em zonas recém-desmatadas, precisamente a forma de produção de maior impacto ambiental e social. Será porque, da Mesa Redonda, fazem parte a Monsanto, Bayer e Syngenta, entre outras multinacionais da produção intensiva e transgénica?

Consulte o texto completo da carta aberta de protesto, em inglês: Growing Opposition to Round Table on Responsible Soy.

Leia também um documento detalhado: Thirteen Reasons Why the Roundtable On Responsible Soy Will Not Provide Responsible or Sustainable Soya Bean Production

Gostaria de nos apoiar?

FALE CONNOSCO