Dois estados indianos estão a converter-se totalmente à agricultura biológica

2010/05/18 - Se os transgénicos pudessem ajudar a acabar com a fome no mundo, então deveríamos estar a ver os países menos desenvolvidos a adoptar em massa tal tecnologia. Mas é o oposto que se verifica. Dois estados indianos, Sikkim e Kerala, estão a implementar progressivamente a conversão de toda a sua agricultura para modo biológico e planeiam atingir esse objectivo em poucos anos: 2015 para Sikkim e 2020 para Kerala. Em Portugal não existe qualquer plano comparável e a agricultura biológica ocupa apenas cerca de 4% da área agrícola.

A estratégia indiana foi adoptada porque "O governo [...] viu os impactos negativos dos fertilizantes sintéticos no solo, água e saúde humana [...]". Está também em preparação um esforço com vista à obtenção da autosuficiência na produção alimentar. Para além disto esperam-se consequências positivas para o turismo internacional. Num quadro destes os transgénicos são não só ilegais como impensáveis.

Pode ler a notícia original sobre Sikkim: Sikkim makes an organic shift, e sobre Kerala: 30,000 ha to come under organic farming in Kerala.

Gostaria de nos apoiar?

FALE CONNOSCO