Conferência Europeia das Regiões Livres de Transgénicos

2010/09/18 - A Plataforma Transgénicos Fora esteve presente na 6ª Conferência Europeia das Regiões Livres de Transgénicos, que terminou hoje na Bélgica. Mais de 300 activistas de iniciativas livres de transgénicos e representantes de 37 países, incluindo produtores de sementes, agricultores, apicultores, comerciantes, consumidores, cientistas e activistas estiveram activamente presentes.

Foi discutida criticamente a política dos novos transgénicos da União Europeia e saudado o anúncio do ministro do Meio Ambiente da Região de Bruxelas de que esta cidade-região acaba de se declarar zona livres de transgénicos. Neste encontro também houve uma acção de sensibilização (e formação teórico-prática) em frente ao Parlamento Europeu contra o cultivo de milho transgénico.

Durante três dias, e ao longo de 30 workshops, os participantes trocaram informações e discutiram estratégias comuns para uma Europa livre de OGM. A notícia mais chocante veio do professor Andrés Carrasco, embriologista líder na Argentina, que apresentou um artigo científico recentemente publicado onde se demonstra que o glifosato, o ingrediente activo do herbicida "Roundup" (o mais vendido no mundo), causa graves danos embrionários.

A activista Vandana Shiva falou, e bem!, sobre o caso dos transgénicos na Índia e sobre o movimento anti-transgénicos global. A conclusão final dos trabalhos foi de que esse movimento está decidido a lutar por uma moratória no cultivo de transgénicos e por uma revisão séria do processo de avaliação de risco a nível europeu.

Gostaria de nos apoiar?

FALE CONNOSCO